terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Pasta Americana ( Fondant)- Receita da Marta Ballina

Esta receita de pasta americana da Marta Ballina foi escrita e modificada por Flávia Millás

INGREDIENTES:

10 colheres de sopa de água;
3 colher de sopa (normal) gelatina ( 21g);
3 colheres de sopa de glucose (volume de uma noz);
3 colher de sopa de gordura vegetal ou margarina para culinária( 60g);
1 colher de sopa de essência de amêndoas, facultativo;
açúcar impalpável (o quanto baste - aproximadamente 1,300g)

MODO DE FAZER:

1) Em uma panela para banho Maria colocar as colheres de água e espargir a gelatina.
2) Depois de derretida a gelatina somar a glucose. Depois de derretida a glucose somar a margarina e a essência.
3) Com o açúcar impalpável, faça uma cova sobre a superfície onde irá trabalhar, jogue a mistura no meio e vá somando o açúcar.
4) Trabalhe a massa até tornar-se elástica.
5) Guarde em saco plástico bem fechado.

Dicas:
1- faça a pasta no mesmo dia que você vai utilizar;
2- Para climas secos aumentar a quantidade de glocose;
3- O que sobrar guarde para modelagem;
4- Sove a massa pelo menos 5 minutos antes de abrir.

9 comentários:

Luciana disse...

oi, sou luciana. lucybrasilva@hotmail.com.estou na españa e gostaria de saber (sou aprendiz ainda) ja que aqui nao tem gord. hidrogenada, a margarina nao pode ser qualquer uma? qual e esa de culinaria?e o acu´çar impalpável? aqui tem um fininho como po, sera esse? diz que e para reposteria e tem fotos de bolos, etc. nele. obrigada.

Natalie disse...

Olá!!!!
Sou apaixonada por culinária, principalmente por bolos decorados, segui a risca uma receita de uma revista de modelagem em pasta americana que era de 1/4 de massa elástica p/ 3/4de pasta americana, a textura ficou ótima, os bichinhos ficaram lindos, mas no dia seguinte eles amanheceram "suando" e ñ secaram mais. O pior é que tenho uma encomenda e ñ sei como resolver esse problema...Por favor!!! Me ajudem!!!
Muito obrigado!!!
Natalie F. Lima
Cachoeiro de Itapemirim - ES

Lena disse...

Natalie

Não consigo responder para voce. as modelagens suam quando o tempo esta úmido. Coloque dentro de um armário e ligue um aparelhinho para tirar umidade ( para crianças alérgica). Deixe secar.
bj

amo_fip disse...

taci
oi eu comprei o fondant pronto como faco pra fazer desenhos com ele

Jussara Palma disse...

OLÁ
Meu nome é Jussara Palma. Moro em Porto Alegre e aqui o clima é muito úmido. Resolvi este problema usando cmc na receita da pasta americana. Coloque uma colher de sopa de cmc no açúcar que irá utilizar, outra dica é usar um açúcar que não tenha grande quantidade de amido, que seja menos impalpável. Qualquer coisa me contatem
jussara@cakedesigner.net

Albacir disse...

oi amiga!!!gostaria de saber como comprar esse CMC nao sei o que e...VC poderia me esplicar???
Morro em USA aqui nao conseguimos muitas coisas.fika Deus.

valeska disse...

Oi Pessoal,
vi que muitas pessoas tem algumas dúvidas com relação a receitas da marta ballina.
Respondo uma dúvida aqui.
Açúcar impalpavel é o mesmo que açúcar de confeiteiro, antes de começar as receitas vc deve passar pela peneira o açúcar de confeiteiro por pelo menos 3 vezes.

Veja mais dicas que a Marta Ballina deu acessando
http://www.alienstore.com.br
Você poderá ver a coleção em 11dvds e a coleção de revistas deixada pela Marta Ballina.
Espero ter ajudado a todas
http://www.alienstore.com.br

nelma disse...

Olá eu pedi os 11 DVDs da Marta Ballina mais todos vieram com defeito e pior sem audio, gente estou desesperada e ja deixei recado pra quem me vendeu e até agora ñ me responderam e quando fui comprar foi rapidinho a resposta.

ELAINE REZENDE - SABOR COM AMOR !!! disse...

ESSA RECEITA É REALMENTE ÓTIMA E FACIL DE FAZER!